"Um futuro alimentado por palavras" - Mara Costa

"Um futuro alimentado por palavras"

Nós, humanos, somos matéria alimentada por sonhos, sentimentos, experiência, conhecimento… Somos preenchidos por tudo isto através das nossas vivências, mas também através das dos outros, que tanto vemos em conjuntos de folhas nas livrarias. A literatura constrói-nos e nós construímos o mundo.

Na minha perspetiva, ler faz-nos aprender, principalmente. Mesmo não experienciando tudo o que este mundo nos fornece, podemos entrar noutro que, de certa maneira, o faz: o mundo da literatura. Somos transportados para outras realidades, apenas lendo uma mistura de palavras, realidades estas que nos fazem aprender imenso. Aprendemos sobre outras culturas, outras fases da existência nesta Terra, outras vidas. A obra Amor de Perdição, por exemplo, faz-nos ser transportados para uma outra realidade. Dá-nos informações sobre as antigas classes sociais e os seus comportamentos, como funcionava o amor naquele tempo, que nos parece tão irreal e distante só porque não somos agora obrigados a casar e a namorar quem os nossos pais querem, sobre, ainda, tantos outros sentimentos que poderemos ter a sorte (ou o azar) de nunca experienciar nesta vida. Todas aquelas palavras naquela obra dão-nos uma lição, ensinam-nos e é de ensinamentos que é feito o Homem.

Penso que a obra de Camilo, assim como tantas outras, me ajudou a perceber e a ser solidária com temas que jamais pensei que fosse. Como exemplo, tenho a minha perspetiva do amor, que sempre foi positiva, dadas as referências que dele tenho na minha vida. Mas, ao ler a obra, o meu ponto de vista mudou. Ao ser “transportada” para a realidade de Teresa, Simão e Mariana percebi o quanto destrutivo este sentimento pode ser, o quanto ele nos desgasta e acaba por nos matar, no sentido literário, ou internamente. Percebi que os finais felizes, que tanto vemos, podem não acontecer, e ensinamentos como este foram os que despertaram em mim e me mudaram depois de ler a obra.

Concluindo, penso que somos moldados durante a vida, e a literatura é um dos fatores que contribui para a nossa construção. Ela influencia cada um de nós à sua maneira, de uma maneira positiva, acabando assim por transformar o nosso mundo num mundo melhor.

Mara Costa, 11.º B