Semana da Leitura 2021

A Semana da Leitura decorreu entre 8 e 12 de março, com o tema “Ler sempre, ler em qualquer lugar!” Este ano teve uma organização especialmente adaptada para o contexto online, mas também contemplou atividades para os alunos a frequentar presencialmente a escola. A comunidade escolar foi convidada a promover atividades para “festejar a leitura como ato de prazer, de imaginação e lugar de encontro, criativo e colaborativo”.

Na Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades, escola de acolhimento, foi dinamizada a atividade Hora do Conto "5 dias, 8 histórias", promovida pelo grupo de docentes de Educação Especial, com a colaboração da Biblioteca Escolar. Esta atividade animou os intervalos da manhã e da tarde dos alunos a frequentar presencialmente a escola, na senda "A nossa Escola é Inclusiva". 

(Vídeo: https://youtu.be/bz1t8JuEQ88 )

A professora Júlia Henriques e os alunos da turma 1º C, do Centro Escolar, desenvolveram a atividade Imagens por Palavras, a partir do poema " As chaves da cidade de Roma", do livro Eu bem vi nascer o Sol, de Alice Vieira. Os alunos leram o poema e substituíram as palavras por uma imagem correspondente. A atividade foi realizada no contexto de E@D, tendo cada aluno recebido um verso e procedido à substituição possível.

(Vídeo: https://fb.watch/4xowazIZkH/ )

Também no Centro Escolar, a professora Jacinta Tavares e os alunos da turma 1ºA realizaram trabalhos a partir do poema “Filomena e a fada”, de Luísa Ducla Soares.

(Vídeo: https://youtu.be/liVF06LTr0Q )

A educadora Benedita Oliveira e as crianças do Jardim de Infância de Vila Chã participaram no desafio do PNL Histórias em 77 palavras, partilhando numa história coletiva 5 palavras sobre leitura.

https://77palavras.blogspot.com/

Nas aulas de Português, de Expressão Dramática e de Cidadania e Desenvolvimento do 2º e 3º ciclos, o professor Carlos Cruchinho desenvolveu com os seus alunos a atividade Ler por uma causa, envolvendo a criação de podcasts de leitura: “Ulisses”, com base no  livro de Maria Alberta Menéres (https://www.spreaker.com/user/14219925/ulisses-semana-da-leitura_1 ) e “Se um tivesse um lápis mágico”, inspirado no livro de Malala (https://www.spreaker.com/user/14219925/se-eu-tivesse-um-lapis-magico ).

No dia 11 de março, na biblioteca da escola sede, o professor bibliotecário João Aparício e a professora Carla Almeida fizeram a leitura dramatizada do livro “Nova Yorque em pijamarama”, de Michaël Leblond e Frédérique Bertrand, para os alunos a frequentar a escola dentro do regime de ensino à distância.

A Semana da Leitura decorreu entre 8 e 12 de março, com o tema “Ler sempre, ler em qualquer lugar!” Este ano teve uma organização especialmente adaptada para o contexto online, mas também contemplou atividades para os alunos a frequentar presencialmente a escola. A comunidade escolar foi convidada a promover atividades para “festejar a leitura como ato de prazer, de imaginação e lugar de encontro, criativo e colaborativo”.

Na Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades, escola de acolhimento, foi dinamizada a atividade Hora do Conto "5 dias, 8 histórias", promovida pelo grupo de docentes de Educação Especial, com a colaboração da Biblioteca Escolar. Esta atividade animou os intervalos da manhã e da tarde dos alunos a frequentar presencialmente a escola, na senda "A nossa Escola é Inclusiva". 

(Vídeo: https://youtu.be/bz1t8JuEQ88 )

A professora Júlia Henriques e os alunos da turma 1º C, do Centro Escolar, desenvolveram a atividade Imagens por Palavras, a partir do poema " As chaves da cidade de Roma", do livro Eu bem vi nascer o Sol, de Alice Vieira. Os alunos leram o poema e substituíram as palavras por uma imagem correspondente. A atividade foi realizada no contexto de E@D, tendo cada aluno recebido um verso e procedido à substituição possível.

(Vídeo: https://fb.watch/4xowazIZkH/ )

Também no Centro Escolar, a professora Jacinta Tavares e os alunos da turma 1ºA realizaram trabalhos a partir do poema “Filomena e a fada”, de Luísa Ducla Soares.

(Vídeo: https://youtu.be/liVF06LTr0Q )

A educadora Benedita Oliveira e as crianças do Jardim de Infância de Vila Chã participaram no desafio do PNL Histórias em 77 palavras, partilhando numa história coletiva 5 palavras sobre leitura.

https://77palavras.blogspot.com/

Nas aulas de Português, de Expressão Dramática e de Cidadania e Desenvolvimento do 2º e 3º ciclos, o professor Carlos Cruchinho desenvolveu com os seus alunos a atividade Ler por uma causa, envolvendo a criação de podcasts de leitura: “Ulisses”, com base no  livro de Maria Alberta Menéres (https://www.spreaker.com/user/14219925/ulisses-semana-da-leitura_1 ) e “Se um tivesse um lápis mágico”, inspirado no livro de Malala (https://www.spreaker.com/user/14219925/se-eu-tivesse-um-lapis-magico ).

No dia 11 de março, na biblioteca da escola sede, o professor bibliotecário João Aparício e a professora Carla Almeida fizeram a leitura dramatizada do livro “Nova Yorque em pijamarama”, de Michaël Leblond e Frédérique Bertrand, para os alunos a frequentar a escola dentro do regime de ensino à distância.