Café na Mesa com a Língua Portuguesa
Café na Mesa com a Língua Portuguesa
Como tributo ao dia da Língua Portuguesa, à sua variedade e riqueza semântica, que não conhece fronteiras, e, consequentemente. aos seus falantes que a colocam em quarto lugar no ranking mundial, o Departamento de Línguas- Português- partilhou, com os demais colegas do Agrupamento, um singular «Café na mesa com a Língua Portuguesa» - momento de convívio salutar e envolvente -, dando a saborear alguns dos produtos endémicos que aquele idioma tão genuinamente define.
Professora Lourdes Pereira
DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
Em boa hora a UNESCO consagrou em novembro de 2019 o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Assim, após cinco anos continuamos a celebrar esta efeméride para consagrar esta língua falada por mais de 260 milhões de cidadãos, espalhados pelos cinco continentes, tornando-o um caso único na Europa e no mundo. O sentido de globalização continua reforçado através do quarto idioma mais falado no mundo, que une, mais do que separa!
Esta língua com oitocentos anos de história, que tanto pertence a Camões como a Machado de Assis, a Pepetela como a Mia Couto, a Clarice Lispector como a Ondjaki, a Jorge Amado como a Eça e a Pessoa, uma mão cheia de escritores, uns mais poéticos, outros mais prosadores, perdura no tempo, une povos separados por imensidões oceânicas, contribuindo para a construção de um património comum, a Língua Portuguesa. E assim se renova uma língua, renovando o mundo! Como afirmou Pepetela, “seja qual for o rosto que nós apresentemos, é sempre a Língua Portuguesa: recebe, dá e não perde a identidade”. Com vogais mais abertas ou mais fechadas, com escolhas lexicais diferenciadas, com sotaques quentes e outros mais tépidos, é na Língua de Camões que partilhamos ideias e memórias, que exprimimos sentimentos e volições, que suspiramos de saudade, que ouvimos Fado, Morna e Bossa Nova, que afirmamos a nossa identidade e cidadania.
Celebremos a Língua Portuguesa e a lusofonia!
Professora Cristina Marques