Concurso Concelhio de Leitura 2025

Concurso Concelhio de Leitura 2025


As provas de seleção do Concurso Concelhio de Leitura realizaram-se nos dias 24 de março (2º e 3º Ciclos), 25 de março (Ensino Secundário) e 27 de março (1º Ciclo, 4º ano). Estas provas selecionaram os cinco melhores leitores em cada categoria, que ficaram apurados para a fase final, a prova oral/ de palco, que se realizou no dia 3 de abril, na Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades. Nesta fase final, foram apurados os alunos vencedores no 1º, 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário do Agrupamento. Este evento, aberto à comunidade educativa, contou com a presença de Elisa Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal, e de Edite Tavares, Adjunta do Diretor do Agrupamento.
Sagraram-se vencedores no 1º ciclo: Carminho Silva (1º lugar), Isis Alencar (2º lugar), Diogo Ferreira (3º lugar), Maria Catarina Ferreira e Maria Valentina dos Santos (4º lugar); no 2º Ciclo: Carlota Jeremias (1º lugar), Ana Rita Correia (2º lugar), Lourenço Ferreira (3º lugar), Maria Inês Tavares (4º lugar); no 3º Ciclo: Laura Fontes (1º lugar), Luísa Matos (2º lugar), Mariana Simões (3º lugar); no Ensino Secundário:  Matilde Silva (1º lugar), Mara Martins (2º lugar), Leonor Ferreira (3º lugar) e Daniela Pereira (4º lugar).
O Júri deste concurso foi constituído por Filipe Soares (representante da Biblioteca Municipal), João Aparício (Professor Bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades) e Paixão Pinto (Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares).
A iniciativa teve como objetivos estimular o gosto e o prazer da leitura, melhorar o domínio da língua portuguesa e desenvolver a compreensão leitora e os hábitos de leitura. Este ano, a celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões foi o tema transversal que orientou as escolhas das obras para leitura autónoma nas diferentes categorias.


Professor Bibliotecário, João Aparício


No passado dia 3 de abril, participámos na fase final do Concurso Concelhio de Leitura. A atividade decorreu na Biblioteca Municipal e reuniu alunos de todos os níveis de ensino. Durante esta fase, cada participante teve a oportunidade de apresentar uma das suas obras favoritas, explicar o porquê da sua escolha e ler um excerto.
 Enquanto alunas mais velhas em competição, consideramos que foi bastante interessante e enriquecedor ver alunos de várias idades, desde o ensino básico até ao secundário, reunidos com o mesmo objetivo: celebrar a leitura. 
 Independentemente dos resultados, acreditamos que todos tiveram algo a ganhar com a experiência. Com a nossa participação, conseguimos perceber que a leitura pode, de facto, unir pessoas e abrir portas para novos mundos - mundos de imaginação, conhecimento e partilha.
 Admitimos que nos dias de hoje, com o mundo digital que nos rodeia, pode ser difícil encontrar a disposição e a concentração necessárias para nos sentarmos a sós e apreciar uma boa leitura. Por este facto, foi importantíssimo sentirmos que os alunos mais novos utilizaram o seu tempo desta maneira, cultivando o hábito da leitura e demonstrando o seu entusiasmo por ela.
 De um modo geral, achamos que o concurso é uma forma excelente de promover e motivar os mais jovens a ler, ajudando-nos ainda a desenvolver outras competências fundamentais para o nosso futuro académico e profissional, ligadas com a comunicação, expressão oral e pensamento crítico.
 Em conclusão, esperamos que esta iniciativa continue a existir e a inspirar cada vez mais alunos a descobrir o prazer de ler.


Mara e Daniela, 12º C