Alunos dos Cursos TMI e TTAR em Visita de Estudo
Alunos dos Cursos TMI e TTAR em Visita de Estudo
Nos dias 14 e 15 de março, os alunos das turmas dos 10.º e 11.º TMI e TAR participaram numa visita de estudo que proporcionou experiências enriquecedoras, o contacto direto com a natureza, a história, tecnológica e não só, do país, bem como alargamento de conhecimentos na área do turismo.
No dia 14 de março, os estudantes iniciaram a jornada com uma visita matinal à Serra da Malcata, onde puderam explorar a biodiversidade local e aprender sobre a importância da preservação dos espaços naturais. Durante a tarde, o grupo deslocou-se para a Serra do Marvão, um dos pontos mais emblemáticos do Alentejo, onde a vista panorâmica e o ambiente histórico permitiram uma reflexão sobre a interação entre o homem e a natureza ao longo dos séculos.
À noite, os alunos aproveitaram para, em são convívio, experimentar a gastronomia alentejana e conhecer a cidade de Évora.
No dia seguinte, rumaram a Lisboa, onde as turmas de TMI se deslocaram ao Museu da Eletricidade e as Turmas de Turismo (TAR) exploraram a BTL (Feira de Turismo de Lisboa).
Nesta ocasião, as turmas do Curso Profissional de Manutenção Industrial tiveram a oportunidade de conhecer a evolução tecnológica da produção e distribuição de energia elétrica, acompanhando a história que transformou a sociedade moderna e o desenvolvimento das infraestruturas urbanas.
No certame, as turmas de Turismo Ambiental e Rural puderam conhecer as múltiplas cidades e países aí representados, contactar com as empresas turísticas do nosso país, as suas estratégias de marketing e de publicidade, e recolher informações tão úteis para o seu futuro pessoal e profissional. Além disso, já a pensar nas PAP (Prova de Aptidão Profissional), e em futuros locais de acolhimento no âmbito da FCT (Formação em Contexto de Trabalho), os formandos contactaram com várias empresas e organismos. Este foi o momento alto para estes alunos, uma vez que proporcionou experiências de extrema importância e que veio dar um maior sentido às visitas efetuadas no âmbito desta saída de campo.
A iniciativa decorreu de forma extremamente positiva, tendo todos os participantes, quer professores quer alunos, destacado a importância e pertinência dos locais e eventos culturais e arquitetónicos visitados e a sua forte interligação e complementaridade com os conteúdos abordados nas disciplinas, mas também enquanto fator essencial de ligação do ser humano ao mundo que o rodeia, quer na necessidade que este sente de complementar o seu conhecimento na vertente lúdica e artística, mas também na forte ligação do mundo artístico ao mundo do trabalho.
Esta saída de campo reafirma o compromisso das escolas em proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem prática e multidisciplinar, contribuindo para a sua formação integral.
Professores Alexandre Figueiredo e Margarida Figueiredo