“Livres para obedecer. Livros para desobedecer.”

“Livres para obedecer.
Livros para desobedecer.”
No dia doze de abril, no auditório da biblioteca escolar, organizada pelo grupo de Filosofia do nosso agrupamento de escolas, sob a orientação do Professor Nuno Fadigas (um dos autores do manual de Psicologia do 12º ano) e destinada aos alunos da disciplina de Psicologia, teve lugar uma palestra sob o tema: “Livres para obedecer. Livros para desobedecer”.
A palestra começou por revisitar o tema da liberdade como um dos valores fundamentais que nos leva a agir de acordo com a obediência. Mas a excessiva obediência, associada a uma menoridade de pensamento, conduz a um conformismo exacerbado. Esta sonolência da razão só terminará com uma alteração significativa da sociedade. Isto está na base do ciclo da História. Mas essa alteração exige que desobedeçamos, e a desobediência tem que se cimentar no conhecimento. Daí a metáfora dos ‘livros para desobedecer’. A consciência da nossa liberdade conciliada com a nossa possibilidade do conhecimento, a forma como aprendemos e como transmitimos às gerações futuras levam-nos ao reconhecimento das capacidades e das limitações únicas no ser humano.
Foi uma reflexão interessante, com ecos na própria praxis político-social vivida atualmente no nosso país, bem como sob a égide da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.
Grupo 410