50 ANOS DE 25 DE ABRIL

50 ANOS DE 25 DE ABRIL
Também no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades se comemoram os 50 anos do 25 de Abril. Entre os dias 23 e 30 de abril - e nos dias precedentes - os alunos tiveram oportunidade de conhecer, participar, reviver os acontecimentos relativos à data que levaria o país à democracia, numa aula aberta de História, sobre “LIBERDADE”.
Do programa do cinquentenário da revolução dos cravos constam exposições, patentes no Auditório da Biblioteca, subordinadas ao tema “50 anos de liberdade”: “Portugal, como era o país nas vésperas da revolução”, “25 de abril, 50 anos, 25 ícones” e trabalhos de alunos com recolha de fontes históricas e testemunhos orais, em vídeo.
Realizaram-se as atividades previstas para os dias 24 e 26, a “Proclamação do FMA” – lida pelos alunos do 12º ano nas salas de aula das turmas do 2º Ciclo – e o momento musical "Cantar abril, 50 anos depois”, no pátio da entrada da Escola Sede, aberto a toda a comunidade. Esta atividade resultou do trabalho da equipa educativa do 6º ano (projeto interdisciplinar de EM/EV/ET). Em Educação Musical ensaiaram-se canções alusivas ao 25 de Abril e que marcaram a memória dessa época. Em EV (2º e 3º ciclo) e ET foram construídos cravos, utilizando a técnica de origami, contribuindo para a valorização estética do espaço, criando a ideia de uma "floresta" de cravos.
Com o intuito de perpetuar a memória deste facto histórico, e a liberdade, trabalharam os Grupos disciplinares 200, 240, 250 e 400 nas “Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril”.