EDITORIAL
Olá, Amigos!
“Meninas-para-a-escola!”
Faz hoje um mês que regressámos à rotina de um novo ano letivo. Esta frase soa a paradoxo, o “regresso” a uma “rotina” entra em contradição com “a novidade”. Mas o que é a escola se não um retorno ao passado, o presente dia a dia, a projeção no futuro? É isto que vimos cá fazer. Os mais velhos, os profissionais da educação, professores, pais e técnicos trabalham para ajudar os mais novos a crescer, prestam serviços, orientam, transmitem conhecimentos, ensinam a estudar, propõem a descoberta de cada um pensar por si. Para quê? Para vivermos num mundo mais justo, mais tolerante, mais criativo, mais competitivo – se a competição for connosco próprios, só essa é válida –, mais cooperante, mais solidário, mais digno – e só o é se a dignidade for para cada um de nós – mais salutar, mais feliz.
Foi em busca desse lugar feliz – e a felicidade só é válida se for para todos – que uma professora, colaboradora neste jornal, trouxe do seu jardim as flores que enfeitaram uma jarra, com água, transparente e pura, dando cor e perfume à sala de professores. A imagem que ilustra este editorial o confirma. O nome das flores? O científico é “Amaryllis belladonna”; o vulgarmente dado (pelo “vulgo”, “povo”), “açucenas da serra”, “belas-donas”, “despedidas de verão” (na Madeira), “meninas-para-a-escola” (nos Açores)... A preferência do Factos & Fitas vai para este último: “Meninas, e meninos, vamos prá escola!”
Bom ano letivo para todos!
PARA COMEÇAR A SABER O QUE JÁ ESTÁ A ACONTECER PELA ESCOLA SEDE DO AGRUPAMENTO, TENS AQUI, NO FACTOS & FITAS, UM VÍDEO QUE MOSTRA A CELEBRAÇÃO PROMOVIDA PELO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DIA EUROPEU DO DESPORTO NA ESCOLA, 29/09.