Clube Ciência Viva

Os clubes “Ciência Viva” funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências.
O nosso Agrupamento candidatou-se a este projeto no final do ano letivo transato (julho) e foi assinado o contrato em dezembro, integrando esta Rede de Clubes, que conta com várias centenas de escolas. As diversas atividades elencadas terão início ainda este ano e continuarão no próximo ano letivo, abrangendo os alunos do Pré-escolar até ao nono ano de escolaridade.
Com este projeto pretendemos que os discentes desenvolvam diferentes áreas de competências, nomeadamente de saber científico, técnico e tecnológico. Para tal, será valorizado, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, o trabalho prático e experimental, a inter e a transdisciplinaridade e o trabalho colaborativo, contextualizando o conhecimento em situações que se aproximem dos problemas reais que caracterizam a ciência e a tecnologia.
Este projeto almeja, também, o desenvolvimento moral e psicossocial dos adolescentes e jovens da Escola, não só na sua aprendizagem individual, mas também na partilha de experiências relevantes e na construção de memórias significativas. Pretende, ainda, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de respeito e tolerância.
Na fotografia é apresentada a sala alocada ao Clube Ciência Viva do nosso Agrupamento de Escolas.
A Coordenadora do Clube Ciência Viva
Manuela Franco