AEOF em Palermo, Sicília, na Itália
AEOF em Palermo, Sicília, na Itália
Três docentes do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, dois da Escola Sede e uma docente do primeiro ciclo, frequentaram, com muito entusiasmo, um curso de formação internacional, cofinanciado pelo programa ERASMUS+ (código 2020-PT01-KA101-078061), subordinado ao tema “Non-formal Education Teaching Methods and Strategies”. Este curso de formação teve lugar em Palermo, na Cecília, Itália, entre os dias 23 e 29 de abril. O grupo de formandos, constituído por docentes de variados graus de ensino e de disciplinas muito diversas, eram provenientes da Croácia, Lituânia, Eslováquia, Alemanha, Espanha e Portugal. A este grupo juntou-se a formadora, Serena Sciarrotta, de origem italiana. Uma jovem determinada, muito empenhada em introduzir os métodos e estratégias subjacentes ao Ensino Não Formal. Era esse o propósito do nosso curso e era essa a finalidade a que se tinha proposto: levar 15 professores de idades, nacionalidades, línguas, culturas e experiências muito variadas a experienciar e a reconhecer a importância da Educação Não Formal nos dias de hoje.
A formadora era auxiliada por um estudante português do Porto, António, que está a fazer Erasmus em Palermo e uma estudante universitária de Palermo, Juliana, que já tinha estado a fazer um semestre em Portugal, no Algarve. Todas estas felizes coincidências; todas estas pessoas maravilhosas com quem nos cruzamos diariamente durante o curso; nos trabalhos de grupo; nos intervalos da manhã; nas visitas guiadas; nas canções que cantamos em diversas línguas; dos esquemas imaculados e do poema que a professora Judite escreveu em Português, e que em determinada altura todos entenderam e pediram para partilhar no grupo, sem tradução; da simpatia e capacidade de comunicação espontânea do professor Eduardo; da professora Ermelinda, que não se cansava de servir de interlocutora dos colegas. Tantas vivências e histórias que ficam na lembrança.
Histórias de comunicação perfeita sem meios de comunicação perfeitos, histórias de vidas e de pessoas que se respeitam na diferença e na diversidade. Histórias de um povo que se ama e que vive lado a lado com um passado glorioso e com um presente, cheio de heranças e tradições boas como são os mercados de frutas e legumes que se escondem por detrás de monumentos colossais e de importância histórica incalculável. Histórias de músicos de rua de grande qualidade que são aplaudidos, de pé, em frente a edifícios memoráveis; músicos a quem é dada a oportunidade de tocar piano num aeroporto, e de receber aplausos efusivos de quem espera pelo embarque para outra paragem. Tantas são as memórias que ficam para contar e que nos fazem dizer: valeu a pena.
Palermo é sem dúvida uma das cidades que serve de palco, como nenhuma outra, para este curso de formação sobre Educação Não formal. Formação esta que terá que ser replicada para os docentes do Agrupamento pelos três docentes que nela participaram.
O Agrupamento está de parabéns por continuamente investir na formação dos seus docentes, numa atualização permanente de metodologias e dinâmicas face aos desafios constantes que a profissão docente exige.
Pronto.