“Rumo à Investigação nas Escolas – RAINE”

“Rumo à Investigação nas Escolas – RAINE”
No dia 27 de abril, em representação do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, os alunos Bianca Lacerda, João Pedro Silva e Simão Henriques, do 12º A, Eli Nacimento e Emanuel Soares, do 12º B, participaram no 2º Workshop “Rumo à Investigação nas Escolas – RAINE”, organizado pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
Com o objetivo de promover a partilha de atividades de ciência e tecnologia desenvolvidas pelos alunos do ensino secundário e do ensino superior, foram apresentados dois pósteres científicos subordinados ao tema “Produção de alimentos e sustentabilidade”.
Com o argumento de que as práticas agrícolas ditas tradicionais comprometem a sustentabilidade no âmbito da produção de alimentos e da perda de biodiversidade, o trabalho apresentado pelos alunos resultou da articulação entre os conteúdos programáticos abordados nas disciplinas de Biologia e Geografia C, tendo como ponto de partida a sustentabilidade ambiental e a produção agrícola de qualidade. Desta forma, foram produzidos dois pósteres científicos que se complementam de acordo com o tema proposto.
Na disciplina de Biologia, o trabalho de pesquisa assentou no subtema do programa curricular - “Conservação, melhoramento e produção de novos alimentos”. O trabalho solicitado partiu de duas questões problema: “Que medidas implementar no controlo de pragas para diminuir os impactes ambientais e aumentar a produção agrícola? Qual a importância de recorrer a métodos naturais no combate a pragas?”. Incide nas medidas a implementar para aumentar a produção de alimentos de forma sustentável e no controlo de pragas para diminuir os impactes ambientais, bem como na importância de recorrer a práticas alternativas no combate a pragas.
Na disciplina de Geografia C, a importância da preservação/ recuperação dos solos para uma produção agrícola sustentável foi o mote do trabalho realizado. Neste sentido, além da relevância das vantagens de uma agricultura “amiga” do ambiente, os alunos apresentaram o Projeto Great Green Wall, que está a ser implementado em 22 países africanos, com o qual se pretende criar uma “Grande Muralha Verde” ao sul do deserto do Sara, no sentido de travar a sua expansão para sul, restaurar solos atualmente degradados, erradicar 250 milhões de toneladas de carbono e criar 10 milhões de empregos até 2030. Este trabalho teve também como autoras as alunas Adriana Pinheiro e Maria Moreira.
Foram ainda expostos no átrio do IPV outros dois pósteres da autoria dos alunos Ana Carolina Martins, Francisca Couto e Nuno Batista do 12º A e dos alunos Gabriela Silva, Jéssica Pinto, Lara Sousa e Roberto Carlos do 12º B. Na impressão destes trabalhos, tivemos o apoio da Papelaria Albuquerque, à qual deixamos os nossos agradecimentos.