“Pais Decididamente (Im)perfeitos”
“Pais Decididamente (Im)perfeitos”
Debate Aberto
No dia 3 de fevereiro, pelas 17:30, a Educadora Social Ana Luísa Miragaia e os Psicólogos Célia Lopes e Pedro Rijo, do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas, dinamizaram um debate aberto para as famílias intitulado “Pais Decididamente (Im)perfeitos”. O objetivo foi responder às questões e dúvidas das famílias, tendo sido abordados temas como: o respeito pelas regras e limites, formas mais eficazes de estudo, hábitos de sono, dependência digital, orientações académicas, relação professor/aluno.
Apesar da pouca adesão das famílias, o balanço foi positivo. Foram momentos agradáveis de partilha e troca de opiniões, durante cerca de duas horas. Bem-haja aos pais que tiraram um pouco do seu tempo para estar presentes!
A existência de suportes sociais como a família, a escola e o grupo de amigos é fundamental para se conseguir funcionar em harmonia, minimizando o risco de ocorrerem problemas ou pontos de rutura. O impacto e envolvimento ativo dos pais/família é fundamental para o crescimento saudável dos alunos.
“É uma geração demasiado digital. Têm todas as bibliotecas no bolso, o que é um privilégio, mas não podemos pôr em questão a importância dos professores – eles precisam de alguém que os ajude a distinguir o trigo do joio naquela cascata”.
Eduardo Sá