Competências Sociais

Abordagem ao tema “Competências Sociais” pelo Gabinete do Aluno
Aprender a estabelecer relações sociais gratificantes e adequadas é fundamental para crianças e jovens. O maior desafio consiste em treinar as múltiplas competências associadas à esfera social de modo a assegurar a sua generalização para lá do contexto escolar.
Alunos com uma boa autoestima, conscientes de si próprios, determinados em conseguirem o que pretendem, sociáveis com professores e colegas, e emocionalmente estáveis, têm mais hipóteses de obter bons resultados na escola, no mercado de trabalho e na sociedade. Por isso, é importante ensinar as crianças e os jovens a gerirem as suas emoções
Uma aquisição deficitária das competências, ou a sua ausência, pode originar obstáculos na aceitação social, dificuldades escolares, desajustes psicológicos, problemas de saúde mental, dificuldades de aprendizagem, um maior risco de desenvolvimento de comportamentos antissociais, agressividade e delinquência
Foi esta preocupação que serviu de mote a uma proposta de trabalho desenvolvida e a desenvolver ao longo do ano letivo, pelo Gabinete do Aluno, do nosso Agrupamento de Escolas, que pretende associar o processo de ensino/aprendizagem a estratégias adequadas à multiplicidade de contextos partilhados pela criança/jovem.
Trata-se, essencialmente, de desenvolver competências que sustentem a promoção e a adoção de hábitos de vida e de comportamentos saudáveis, constituindo-se como um ambiente seguro e sadio, capaz de facilitar a adoção de comportamentos adequados
A abordagem ao tema “Competências Sociais”, em cada uma das turmas do 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário permite promover a melhoria da disciplina e do clima relacional; a promoção de um clima de disciplina favorável ao desenvolvimento de cidadãos competentes, autónomos e responsáveis; a promoção de atividades que motivem, envolvam e reforcem o sentido de pertença ao Agrupamento; educar para os valores; capacitar os alunos para uma participação ativa na integração dos valores e princípios dos Direitos Humanos em todas as áreas da vida escolar. Esta abordagem teve por objetivo, em sentido mais lato, ajudar a desenvolver no aluno competências sociais, que lhe permitam adquirir conhecimento e autoconhecimento, resolver os seus problemas e ajudar o(s) outro(s), pensar de forma crítica e criativa, gerir emoções e sentimentos, ou seja, conhecer-se a si próprio e aos outros, conhecer o mundo que o rodeia e onde se desenvolve.
As sessões nas turmas estão a ser dinamizadas pela professora e técnicas/os afetos ao Gabinete do Aluno (GA) e acontecem numa aula de Cidadania e Desenvolvimento ou Laboratório do Pensar e da Ação. Consistem numa breve exposição sobre o que são, e para que servem, as Competências Sociais. Logo após, os alunos são convidados a participar numa atividade lúdica na qual cada um tira à sorte um cartão com a denominação de uma Competência que, em seguida, deverá explicar aos restantes colegas, dando exemplos de como a coloca em prática no seu dia a dia. Auto regulação emocional; empatia; responsabilidade; partilha; aceitar consequências; fazer cedências; lidar com frustração; expressar ideias e sentimentos, são algumas das Competências trabalhadas nestas sessões.
A atividade, em conjunto com outras iniciativas em seio escolar, visa, assim, contribuir para uma formação global dos jovens, futuros adultos, profissionais e cidadãos ativos, intervenientes e conscientes dos seus deveres e direitos, num espírito de maior equidade e participação, numa perspetiva de uma maior sustentabilidade e responsabilidade pelo próprio percurso e projeto de vida, assim como a promoção da aprendizagem da vida em sociedade. Com a sua implementação visa-se, globalmente, o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais, no sentido de promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e contribuir para um ambiente escolar seguro e saudável.
A Equipa do Gabinete do Aluno