Partilha de experiências Erasmus +

Apresentação dos projetos Erasmus +

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 TIC – Tecnologia, Inclusão e Comunicação, e chegado o momento de disseminar e replicar a informação e a experiência junto da comunidade escolar, realizou-se, no dia 12 de julho de 2022, ao longo da manhã, na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, uma sessão de partilha de experiências/aprendizagens/saberes e de boas práticas pedagógicas, na Educação Inclusiva. 
As coordenadoras Anabela Dias e Sandra Henriques referiram, de forma sucinta, a essência do projeto, explicitando os procedimentos e objetivos, bem como as áreas temáticas na qual assenta o mesmo.
A sessão contou com a presença de sensivelmente 50 docentes dos diversos graus de ensino, tendo sido dinamizada pelas professoras Edite Tavares e Rita Rocha, envolvidas na mobilidade a Bolonha, Itália - Curso “Special needs and inclusive education, the Italian experience of overcoming segregation”, e pelas professoras Alice Loureiro, Rosa Moreira e psicóloga Célia Lopes, envolvidas na mobilidade a Joensuu, Finlândia - Curso “Every people is important – Special Education in Finland and in Europe”.
A equipa que realizou o curso a Bolonha salientou o facto do Sistema Educativo Italiano ter bastantes semelhanças com o Português.
A equipa, que se deslocou a Joensuu, realçou as particularidades de um Sistema Educativo assente na corresponsabilização de todos os intervenientes educativos, especificamente o papel decisivo das famílias cuja parentalidade responsável, aliada à forte dimensão cívica por que se rege a sociedade finlandesa, assume particular relevância, contribuindo para uma dinâmica de escola ativa, em constante comunicação com o meio envolvente.
Lançada a semente, acredita-se que, dentro em breve, esta germinará, pois os presentes, norteados pelos princípios subjacentes à Inclusão, comungavam de um objetivo comum: imprimir dinamismo, qualidade e inovação às suas práticas pedagógico-didáticas, transformando a escola num local aprazível, onde todos se sintam felizes!