8.º ANO PELA SERRA DO CARAMULO - EMRC
ALUNOS DE EMRC DO 8º ANO, DAS ESCOLAS DE LAFÕES, PERCORREM A ROTA DOS CALEIROS NA SERRA DO CARAMULO
No dia 30 de maio, realizou-se mais uma vez um Encontro de Alunos, inscritos na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, das Escolas de Lafões (Agrupamentos de Escolas de Vouzela e Campia, Oliveira de Frades, Santa Cruz da Trapa, S. Pedro do Sul e Vouzela) às quais, agradavelmente, se juntou a Escola do Caramulo.
Neste 3º Encontro participaram cerca de 214 alunos do 8º ano, que chegaram pelas 10 horas da manhã à Serra do Caramulo, com o entusiasmo característico da idade, tendo sido recebidos com muita alegria e expetativa por todos os professores participantes nesta atividade. Cada aluno recebeu uma garrafa de água, gentilmente oferecida pela empresa “Águas do Caramulo”, à qual muito agradecemos.
Previamente formados 12 grupos, e constituídos por alunos das diferentes escolas, iniciou-se a caminhada na base do Caramulinho, dividindo os grupos de alunos em dois maiores, seguindo cada um em direção oposta, com encontro marcado na aldeia de Jueus, para o almoço partilhado.
Cada grande grupo, foi excecionalmente guiado pelos professores Fernanda Pereira e António Salgado, docentes de Biologia/Geologia, da Escola do Caramulo, que se voluntariaram para nos acompanhar, demonstrando uma grande generosidade, dedicação e amor a este local, que, com o seu conhecimento científico, enriqueceram a nossa caminhada por esta rota, aos quais tornamos pública a nossa gratidão.
Ao longo da caminhada, os alunos (que agrupados tiveram oportunidade de conhecer novos colegas e fazer novas amizades) seguiam com o professor acompanhante, o seu guião, que servia como orientação, assim como a proposta de alguns desafios, começando pela oração comum para o quinto aniversário da Laudato Si, que nos interpela para a nossa vocação de guardiões da criação. Este apelo ganha pleno sentido, neste percurso, pela sua beleza natural e ainda pela biodiversidade que conserva, com espécies únicas, sendo um lugar tranquilo e genuíno que tiveram oportunidade de contemplar.
Chegados a Jueus, pudemos observar-se uma aldeia tipicamente serrana, com uma capela com restos de uma calçada romana, e do seu adro só não de desfrutou de um magnífico miradouro porque a nebulosidade que se fazia sentir nesse dia o impediu.
Almoçamos juntos na antiga escola primária, agora Posto de Observação da Natureza, dinamizado pelo CEISCaramulo (Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo).
Após o almoço e merecido descanso, continuamos a nossa caminhada, em grande grupo, para completar o trilho, continuando a descobrir esta serra, pois só conhecendo o que nos rodeia é que podemos valorizar e preservar o património natural, que é a nossa casa e um bem comum.
Iniciativas como estas devem ser cada vez mais dinamizadas e incentivadas na vida dos adolescentes, para a sensibilização da importância de cuidarmos da nossa Casa Comum, da preservação da biodiversidade para a continuação da Vida na Terra e da sobrevivência do Homem.
Um dia muito bem passado, e bem organizado, com muitas Graças a dar!
Os professores de EMRC de LAFÕES