E.B.1 de Arcozelo das Maias no Reino Unido
No âmbito do projeto Erasmus +, POPA-Problèmes Ouvert Pour Apprendre, um projeto de intercâmbio de boas práticas, a E.B.1 de Arcozelo das Maias levou, novamente, o nome do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, bem como o nome do nosso concelho, além-fronteiras, na semana de 15 a 20 de maio.
Desta feita, foram as professoras da E.B.1 de Arcozelo das Maias, Sandra Lopes e Cristina Guimarães, o Coordenador do projeto, Germano Rodrigues e a professora convidada do Centro Escolar, Leopoldina Silva, que, acompanhados de três alunos da E.B.1 de Arcozelo das Maias rumaram até Chelmsford, no Reino Unido.
Durante uma semana, foram recebidos pelos parceiros ingleses e, em conjunto com os restantes parceiros da Alemanha, da Roménia, de Itália e de Guadalupe – França, tiveram oportunidade de desenvolver os objetivos específicos do projeto. Este é um projeto direcionado para os alunos do primeiro ciclo, que tem como objetivo dotar os alunos das competências necessárias para resolver problemas matemáticos, competências metacognitivas, bem como a sua imaginação, criatividade, espírito crítico, argumentativo, justificativo e de tomada de decisões. Por outro lado, pretende desenvolver nos professores as posturas mais adequadas para atingir esses fins.
Este projeto teve início em 2019 e contemplou várias mobilidades que, devido às circunstâncias provocadas pelo Covid-19, foram sendo adiadas e acabaram por se realizar durante este ano letivo. Desta forma, os professores Sandra Lopes e Germano Rodrigues deslocaram-se à Roménia em março, à Alemanha em abril e em maio ao Reino Unido. Estas atividades são únicas e de extraordinária importância quer para os alunos quer para os professores, tanto pela partilha de experiências entre parceiros, quer pela tomada de consciência do espírito Europeu, do sentido de pertença a uma comunidade alargada em que os valores do respeito pelas diferenças são vivenciados na prática. Por outro lado, é um desafio de motivação para a aprendizagem das línguas estrangeiras.
O projeto terá a sua conclusão, em Oliveira de Frades, na última semana de junho, onde serão recebidos mais de quarenta professores e alunos dos vários países envolvidos, e contamos poder proporcionar aos visitantes o melhor que a nossa terra tem para oferecer.
Resta agradecer o apoio da empresa Teaga – Building Solutions que, gentil e gratuitamente, cedeu o transporte para alunos e professores, entre Oliveira de Frades e o aeroporto Sá Carneiro.