Abanicos

Concurso de Abanicos

Os alunos de Espanhol da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades aceitaram o desafio de decorar leques, utilizando as mais diversas técnicas e materiais com referências ao mundo hispano.
Esta atividade teve como principal objetivo aproximar a comunidade escolar à cultura hispânica, bem como dar a conhecer um importante elemento cultural espanhol.
Ao que parece, os leques surgiram em diferentes partes do mundo ao mesmo tempo, sendo tão antigo o seu uso quanto a existência do homem. Há relevos e pinturas que atestam a existência na antiguidade de leques, remontando à XIX dinastia egípcia. Há também testemunhos de seu uso na Assíria, na Pérsia ou na Índia. Mas o tipo de leque mais conhecido até os dias de hoje teve origem na China e no Japão no século VII e chegou à Europa por volta do século XVI, sendo muito usado pelas elites no período de 1670 a 1930 e considerado um símbolo de alta posição social e poder.
Chega a Espanha, a partir do século XV, trazido do Oriente pelos navegantes e comerciantes portugueses. Estabeleceu-se sobretudo em Andaluzia, devido ao calor intenso.
Os “abanicos” eram coloridos, confecionados com tecidos finos, coloridos e usados como acessório, para aliviar o calor e também como forma de comunicação. Acessório ou artefacto para se refrescar ou para comunicar, o facto é que o leque foi incorporado na cultura espanhola e é usado até hoje, sendo um acessório imprescindível no mundo do flamenco.
O balanço final desta atividade foi francamente positivo, já que toda a comunidade escolar aderiu com muito entusiasmo.
 ¡Enhorabuena! / Parabéns!

A professora de Espanhol, Marisa Silva