Criar é Viver - PAF dos Cursos de Educação e Formação

Chegados ao término dos Cursos de Educação e Formação (CEF), que correspondem à conclusão do 3º Ciclo do Ensino Básico, o “Factos & Fitas” apresenta os projetos desenvolvidos na PAF, isto é, as Provas de Avalição Final dos formandos.

Os alunos do Curso CEF de Eletromecânicos de Manutenção Industrial desenvolveram os projetos sob a orientação do seu Diretor de Turma, José Pedro Almeida.

De salientar que todos os projetos partiram da reutilização de materiais, alguns deles inclusivamente danificados, o que é uma mais-valia na tentativa de preservação do meio ambiente. Dar uma nova vida a objetos que já eram maioritariamente considerados lixo é a ideia central de todos os projetos que estão prontos para ser utilizados.

Os formandos do Curso de Empregado de Restaurante/Bar (ERB) contaram com a supervisão do professor João Moreira.

Os resultados estão à vista. Segundo Fernando Pessoa, “Viver não é necessário. Necessário é criar.” Criar é vida. Parabéns, CEF!

 

Projeto: TriosKe

Os alunos Pedro Martins, João Fernandes e Francisco Silva desenvolveram o projeto TriosKe. Trata-se de um veículo de três rodas, composto por uma bancada, que visa a promoção da oferta educativa do agrupamento e/ou venda/apresentação de outros produtos. O resultado final é um produto de grande versatilidade e criatividade, que poderá ser utilizado em diversas situações.

 

Projeto: ReBicla: Reciclagem em movimento

O Ricardo Rodrigues,o Simão Dias e o Fernando Rodrigues criaram o projeto ReBicla que pretende contribuir para que a nossa escola seja mais “verde”. Inserida no programa Eco-Escolas, a ReBicla procura consciencializar a comunidade escolar para a necessidade de reduzir o consumo e reutilizar materiais. Promove ainda a criação de hábitos de cidadania ativa, coerentes com um desenvolvimento sustentável, e  reforça a importância da deposição seletiva dos diferentes materiais no ecoponto adequado.

 

Projeto: Compressor e Lava Jato

Os formandos Bernardo Santos, Fábio Silva e Eduardo Almeida são autores de um compressor e lava jato com extintores. Este projeto possibilita a realização de múltiplas ações, como, por exemplo, encher pneus, bolas, entre outras. Fundamentalmente, este produto visa agilizar algumas tarefas habituais, tornando-as também mais eficazes e simples.

Ainda que visualmente simples, o Compressor e Lava Jato, realizado essencialmente com materiais danificados, será, pela sua potencialidade, um facilitador da rotina diária na nossa escola.

 

Projeto: Compressor sobre rodas

O Rodrigo Martins e o Bruno Amaral optaram por construir um compressor. Aparentemente um projeto mais simples, mas também ele com algumas complexidades. Trata-se de um compressor de tamanho mais reduzido, elaborado com alguns materiais reutilizados e outros novos. É um produto que não descura a segurança e pode facilmente ser transportado.

Este projeto tem como principal objetivo servir de equipamento de manutenção para as salas de Informática, Ed. Física e Eletromecânica de Manutenção Industrial.

 

No CEF do Curso de Empregado de Restaurante/Bar, o Gonçalo Santos dedicou a sua Prova de Avaliação Final ao estudo do café, tendo elaborado uma bebida centrada neste produto, o Café Bombom; a Tatiana Castro optou pela elaboração de uma Carta de Bar e pela criação de uma bebida com base no cocktail “Balalaika”; a Mariana Ferreira centrou a sua Prova de Avaliação Final na pesquisa de cocktails, tendo inclusivamente reproduzido o famoso cocktail “Pink Lady”. Finalmente, o Luís Marques, numa atitude de enorme empreendedorismo, decidiu criar um bar, o seu bar. Para tal, pesquisou a história dos bares em todo o mundo, as suas potencialidades e a sua evolução ao longo do tempo. Este aluno inventou um logótipo para o seu futuro bar e apresentou as suas características.