“Os aventureiros do espaço” voaram até ao 1.º Lugar!

Já são conhecidos os vencedores da Edição 2020/21 do Concurso “A Criar Com Scratch / Scratch jr”, e o Jardim-de-infância de Arcozelo das Maias foi distinguido com o primeiro lugar a nível nacional, na categoria do pré-escolar.

O concurso é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da ESE do IP de Setúbal (CCTICESE/IPS), em parceria com a DGE e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Este ano, apesar das condicionantes, a organização contou com o envolvimento de cerca de duzentos alunos que submeteram, com os seus professores, mais de sessenta projetos ao Concurso. O tema foi “A Astronomia e a Tecnologia”.

O Jardim-de-infância de Arcozelo deu os primeiros passos nesta linguagem de programação ("Scratch jr"), envolvendo as famílias no processo. Desenvolveram-se, depois, atividades que visaram o conhecimento do espaço e os meios tecnológicos a ele ligados. Os “aventureiros do espaço” de 5 anos (Bianca, Nuno e Rafael Moreira) e o Duarte de 4 anos pesquisaram, imaginaram, planearam colaborativamente e criaram o projeto ao qual foi dado o merecido reconhecimento.

 

Para os mais curiosos, o link com uma pequena apresentação do trabalho que levou ao produto final.

https://view.genial.ly/60e37db3465e420d982af8c1